O que foram fazer no cemitério
Há algum tempo atras eu e meu esposo estávamos caminhando à noite, quando de repente parou um carro com duas jovens garotas pedindo informação. Elas perguntavam onde ficava o cemitério. Explicamos o caminho e logo que elas partiram ficamos pensando e conversando sobre o que elas iriam fazer no cemitério naquela hora, era 21h30. Julguei: acho que vão fumar maconha. Meu marido rebateu: não parecem usuárias de drogas, mas talvez possam ir fazer macumba. Caímos na risada.
Nossa mente é fértil e rápida para julgar e tirar conclusões sobre as outras pessoas. Talvez o cemitério fosse só um ponto de referência e elas estavam indo a um local próximo. Ou não, mas o que nós temos a ver com isso?
Em diversas situações do dia a dia todos nós fazemos a mesma coisa. Julgamos, imaginamos e já concluímos o que outras pessoas estão fazendo. Isso é normal, nosso cérebro não pára. Assim que vivenciamos uma situação já criamos milhares de hipóteses em nossa cabeça. Precisamos entender que na maioria das vezes são só os nossos pensamentos, conjecturas, teorias e não de fato a realidade.
O problema é que muitas pessoas embasam suas ações, emoções e palavras em julgamentos precipitados sobre os outros. Não vão de fato saber o que acontece, criam histórias com base em suas suposições e saem falando/agindo como se fosse a verdade. Este comportamento pode prejudicar outras pessoas, prejudicar em muito os relacionamentos. Daí que surgem fofocas, discórdias, inimizades e tantas outras situações.
Por isso, cuidado! Antes de fazer qualquer declaração sobre atitudes alheias, verifique se o que você está falando é a realidade. Precisamos perceber quando é importante dar nossa opinião e quando devemos deixar o assunto de lado. Também devemos ter a humildade de avaliar nossa opinião e mudá-la se descobrimos que não está certa.
Você não tem culpa por pensar, julgar as pessoas em sua mente. Muitas vezes - na maior parte do tempo, aliás - não conseguimos controlar nossos pensamentos, mas podemos controlar as palavras que saem de nossa boca. Podemos refletir e pensar antes de falar e principalmente antes de agir. Isso com certeza irá evitar muitos transtornos e melhorar a qualidade de nossos relacionamentos.