Procrastinar é normal?
Procrastinar significa deixar para depois algo que você poderia fazer agora. Ir levando. É quando adiamos fazer determinada tarefa ou ter determinada conversa. Sabemos que precisamos agir, mas não queremos agir agora. Contudo, o sofrimento gerado pela culpa de não fazer é pior do que colocar a “mão na massa”, agir.
Para evitar a procrastinação, primeiro você precisa saber o que realmente quer. Às vezes procrastinamos em alguma área de nossa vida por não termos certeza de que realmente queremos fazer.
Outro ponto que ajuda a evitar a procrastinação é simplificar. Não complique, esqueça a perfeição. Comece e conserte depois, se for necessário.
Lembre-se: as atividades que você mais procrastina devem ser feitas primeiro. Faça isso na primeira hora do seu dia, ou do seu trabalho, antes de começar qualquer outra atividade. Desligue o celular, TV, saia de aplicativos. Se for o caso, desative a internet. Tire da sua frente tudo que possa lhe impedir de agir e fazer o que precisa.
Geralmente procrastinamos mais em atividades que não gostamos de fazer. Seria interessante encontrar algo nestas tarefas que possa lhe deixar interessado.
Se nada disso funcionar e você continuar procrastinando, reavalie se você realmente quer fazer isso. Considere delegar ou não fazer.
Até certo ponto procrastinar é normal. Você precisa mesmo priorizar algumas atividades e deixar outras para depois. E é comum queremos fazer primeiro aquilo que gostamos.
Como percebo quando a procrastinação não é normal?
- Se você tem perdido oportunidades profissionais. Está estagnado.
- Se começa muitas coisas, mas não consegue terminar nada.
- Se você tem “milhões” de coisas para fazer e parece que corre o dia todo atrás do vento. Não consegue priorizar.
- Se pessoas vivem te cobrando coisas e você está sempre atrasado para entregar os trabalhos que assume.
- Se você sente muita culpa quando não faz algo que poderia ter feito ou então vive culpando os outros por não conseguir fazê-lo.
- Se você sente que a vida está passando e você não está evoluindo, não consegue alcançar nada do que sonhou.
- Quando você não consegue fazer as coisas que realmente precisa.
Se a procrastinação está prejudicando sua vida a ponto de você deixar de fazer coisas que são muito importantes para seu desenvolvimento, é necessário pedir ajuda. Procure um profissional, às vezes você precisa de auxílio para descobrir quais “barreiras mentais” o impedem de agir e resolver o que você precisa.
Lembre-se: a dor de não fazer é maior.